Como emitir CPF direto no site da Receita Federal?

Nos dias de hoje, o comprovante de inscrição no CPF não é mais um cartão de plástico azul. A Receita Federal decidiu deixar de lado o modelo utilizado em por causa do alto custo e da pouca durabilidade do mesmo. Portanto, ficou muito mais rápido e fácil imprimir o CPF através da internet.

Saiba como imprimir o CPF pela internet

Para imprimir a 2ª via do CPF, basta acessar o site da Receita Federal clicando aqui. Você será redirecionado a um quadro com informações pessoais (CPF, nome completo, data de nascimento, nome da mãe, número do título de eleitor), que você deverá preencher antes de seguir para o próximo passo. Clique no botão “enviar” e em seguida preencha os caracteres de verificação (Captcha).

Se você for declarante do imposto de renda, o sistema vai pedir que você informe o número do recibo da declaração mais atual. Digite os 10 primeiros números do seu recibo da declaração de imposto de renda e, clique no botão “gerar”.

Pronto! Agora você já pode imprimir seu CPF. Ele pode ser impresso em papel normal (A4) e plastificado posteriormente, já que é autenticado eletronicamente.

Como imprimir a 2ª via sem o número do CPF?

Caso esse seja seu caso e você tenha perdido o número do seu CPF, infelizmente não é possível recuperá-lo através do site da Receita Federal por motivo de segurança. Uma maneira de tentar recuperar o número é, ir até algum estabelecimento, instituição, plataforma online que tenha seu CPF cadastrado. Leve um documento de identificação original e com fotos, para provar que o CPF é mesmo seu.

Outras maneiras de se conseguir o número do CPF é, tentar encontrar ele em documentos oficiais. Os documentos são:

  • Carteira de Identidade
  • Certidão de Nascimento
  • Carteira de Identidade Profissional
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS)
  • Carteiras funcionais emitidas por órgãos públicos

Se mesmo depois dessas tentativas apresentadas acima, você não conseguir imprimir seu CPF ou recuperá-lo, você deverá se encaminhar até um cartório de registro civil de pessoas físicas ou ir até a Receita Federal portando um documento de identificação oficial com foto.

Rating: 5.00/5. From 1 vote.
Please wait...
Compartilhe

Nutricionista formada na UFRJ. Retadora do site Zcrédito, apaixonada pela leitura, pela economia e finanças.