Atenção para não cair no golpe do boleto falso do IPVA
Realizar o pagamento do IPVA já está incluído na rotina do contribuidor todo início de ano. Então, os golpistas se beneficiam da ocasião para despachar falsos boletos.
Os criminosos são sagazes. Os documentos falsos podem ser enviados com o nome e o endereço completos do contribuinte, logomarca dos bancos e também da Secretaria da Fazenda estadual, mais o código de barras para realizar o pagamento.
Esse golpe do falso boleto do IPVA já vêm acontecendo há alguns anos e, de acordo com os relatos, muitos contribuintes em diversos estados já foram vítimas dele, além de novas vítimas todo ano.
Para não cair nesse tipo de golpe, a orientação é simples: suspeite sempre de quaisquer boletos recebidos pelos Correios, e-mail ou por aplicativos de mensagens, como WhatsApp.
Preste bastante atenção!
Vale ressaltar que, o Distrito Federal e os estados de Amapá e Mato Grosso do Sul são os únicos que ainda mandam o boleto pelos Correios.
Mas, mesmo nessas localidades, o contribuinte pode realizar o pagamento diretamente com banco, em caixas eletrônicos ou pelo internet banking, utilizando o código Renavam do veículo.
Este conselho vale para todas as unidades federativas. Nos casos de contribuintes dos estados: Amapá, Brasília e Mato Grosso do Sul, que decidirem realizar o pagamento do boleto que foi entregue pelos Correios.
Confira bem todos os dados e quem será o beneficiário para não cair em golpes.
Adquirindo o IPVA pela internet
Abaixo deixaremos uma lista com os links de todos os estados brasileiros que concedem impressão da guia do IPVA pela internet, que pode ser adquirida apenas com o código Renavam do seu veículo.
AC – Acre
AL – Alagoas
AM – Amazonas
BA – Bahia
CE – Ceará
ES – Espírito Santo
GO – Goiás
MA – Maranhão
MT – Mato Grosso
MG – Minas Gerais
PA – Pará
PB – Paraíba
PR – Paraná
PE – Pernambuco
PI – Piauí
RJ – Rio de Janeiro
RN – Rio Grande do Norte
RS – Rio Grande do Sul
RO – Rondônia
RR – Roraima
SC – Santa Catarina
SP – São Paulo
SE – Sergipe
TO – Tocantins
Veja como consultar as condições de um veículo
Leia também | Novo Limite De Juros Do Cheque Especial