Atenção para não cair no golpe do boleto falso do IPVA

Realizar o pagamento do IPVA já está incluído na rotina do contribuidor todo início de ano. Então, os golpistas se beneficiam da ocasião para despachar falsos boletos. Os criminosos são sagazes. Os documentos falsos podem ser enviados com o nome e o endereço completos do contribuinte, logomarca dos bancos e também da Secretaria da Fazenda estadual, mais o código de barras para realizar o pagamento.

Esse golpe do falso boleto do IPVA já vêm acontecendo há alguns anos e, de acordo com os relatos, muitos contribuintes em diversos estados já foram vítimas dele, além de novas vítimas todo ano. Para não cair nesse tipo de golpe, a orientação é simples: suspeite sempre de quaisquer boletos recebidos pelos Correios, e-mail ou por aplicativos de mensagens, como WhatsApp.

Preste bastante atenção!

Vale ressaltar que, o Distrito Federal e os estados de Amapá e Mato Grosso do Sul são os únicos que ainda mandam o boleto pelos Correios. Mas, mesmo nessas localidades, o contribuinte pode realizar o pagamento diretamente com banco, em caixas eletrônicos ou pelo internet banking, utilizando o código Renavam do veículo. Este conselho vale para todas as unidades federativas.

Nos casos de contribuintes dos estados: Amapá, Brasília e Mato Grosso do Sul, que decidirem realizar o pagamento do boleto que foi entregue pelos Correios, confira bem todos os dados e quem será o beneficiário para não cair em golpes.

Adquirindo o IPVA pela internet

Abaixo deixaremos uma lista com os links de todos os estados brasileiros que concedem impressão da guia do IPVA pela internet, que pode ser adquirida apenas com o código Renavam do seu veículo.

AC – Acre

AL – Alagoas

AM – Amazonas

BA – Bahia

CE – Ceará

ES – Espírito Santo

GO – Goiás

MA – Maranhão

MT – Mato Grosso

MG – Minas Gerais

PA – Pará

PB – Paraíba

PR – Paraná

PE – Pernambuco

PI – Piauí

RJ – Rio de Janeiro

RN – Rio Grande do Norte

RS – Rio Grande do Sul

RO – Rondônia

RR – Roraima

SC – Santa Catarina

SP – São Paulo

SE – Sergipe

TO – Tocantins

No votes yet.
Please wait...
Compartilhe

Nutricionista formada na UFRJ. Retadora do site Zcrédito, apaixonada pela leitura, pela economia e finanças.

pt_BRPortuguese
en_USEnglish pt_BRPortuguese