Dicas importantes para juntar dinheiro com pequenas mudanças na rotina

Confira algumas dicas para você começar a juntar um bom dinheiro hoje com pequeninas mudanças na sua rotina. Economizar no cafezinho diário e fazer uma certa previsão semanal são algumas das dicas mais simples  para conseguir poupar. Quando nos falamos em umas certa estabilidade financeira, podemos imaginar três pontos muito fundamentais: Patrimônio, reserva financeira e qualidade de vida. Afinal, é de suma importância ter certos momentos de lazer, um legado de segurança e uma reserva considerável em investimentos para momentos inesperados e difíceis. Mas, geralmente o primeiro passo, é o mais difícil para a grande maioria das pessoas: como conseguir juntar dinheiro para alcançar esses objetivos?

Dicas para iniciar a juntar grana hoje com pequenas mudanças na sua rotina

Para auxiliar quem tem o desejo de poupar dinheiro, Veja a lista de dicas abaixo. Confira:

Separe os gastos fixos e variáveis

Para isso, veja como despesas fixas aquelas que precisam ser pagas todos os meses, como energia elétrica, água, plano de saúde e aluguel, por exemplo, aquelas que são de extrema necessidade.  Na hora de planejar esses consumos é bem necessário levar em conta o valor que eles vão consumir no orçamento mensal.
Para as despesas variáveis, o ideal é deduzir um teto máximo para esses gastos.
Entende-se como gasto extra todas as despesas  que não ocorrem eventualmente, não todos os meses,  e que podem até apresentar grande variação de valor.

Estabeleça um tipo de parâmetro de quanto você pretende economizar

Faça isso tendo uma base na sua renda mensal. O mínimo indicado gira em média de 10% do salário, mas o ideal mesmo é que esse valor consiga atingir pelo menos o nível de 30%.
Se com a sua situação financeira de hoje não for possível economizar os 10%, comece com pelo menos 1%, o importante é iniciar e tentar fazer evoluir mês a mês.

Separe uma reserva para objetivos de curto, médio e longo prazo

Com uma divisão de uma porcentagem, que leva em média 30% do seu capital de giro, a melhor proposta é ter seu foco total nos investimentos a médio e a longo prazo. Levando-se em consideração que desses mesmos 30 por cento, outros 15% tem como prioridade ser direcionados a investimentos dos quais seu contato é quase nulo,do qual deve levar o titulo de longa durabilidade do tesouro direto ou de ação empresarial. Em tempo, deve ser levado em conta de que outra parcela de 10 por cento da equação, poderá ser investido em títulos de médio prazo, contabilizando um retorno que está em média entre 1 até mesmo 3 anos, e enquanto isso os ultimos 5% devem ser utilizados para investimentos que terão um retorno contábil abaixo desse tempo, em outras palavras, a porção exata do capital de curto prazo.

Simule um controle semanal de seus gastos e investimentos

O ideal dessa simulação é prever o quanto se está gastando diariamente, e atenha-se a utilizar apenas o valor estipulado tanto para aquele dia quanto para a semana do mesmo. Será necessária muita disciplina para controlar as despesas, bem assim como correr a medidas emergenciais, até a retirar alguns gastos planejados no seu dia para que não ultrapasse o valor o qual você já tenha estipulado para aquele dia em questão.

Faça uma redução e corte nos gastos

Em contra partida de todo e qualquer plano financeiro, sempre vale a pena salientar que entra em campo também os cortes dos gastos, geralmente estes estão relacionados a valores que não precisam ser muito altos e contantes, mas dos quais não são necessários termos todos os dias, ou até mesmo retirar alguns deles. Não há mal algum em ter o seu próprio lazer ou até mesmo um happy hour, afinal de contas se trata da sua saúde financeira e não um regime completo de gastos, há também de se reaver e estudar alguns casos onde são encontradas as compulsividades na hora de fazer as compras, para tal, não existe fórmula para que seja extirpado, mas em vista de manter a qualidade de vida, diminuir o ritmo de compras reeducando não só sua economia mas traçando uma maneira mais eficaz , como o custo benefício.

 

No votes yet.
Please wait...
Compartilhe

Engenheiro de controle e automação formado pela UNESA RJ, CEO do site Zcredito e outros projetos. Apaixonado pela tecnologia, entusiasta pela ciência, empreendedorismo e informação.