Qual a diferença entre financiamento e empréstimo?
Existem momentos de nossa vida que o bolso aperta ou, apenas queremos investir em algum negócio profissional ou pessoal mesmo, e acabamos recorrendo a empréstimo e financiamento de alguns bancos.
E antes de escolher qual recurso utilizar, é bom saber as diferenças entre os dois e decidir qual o melhor para a sua situação.
No entanto, existem muitas pessoas que sequer sabem as diferenças e diversas linhas de crédito entre o empréstimo e financiamento.
E você, sabe diferenciá-los para fazer a melhor opção entre eles? Venha conferir.
Financiamento
Diferentemente do empréstimo, o financiamento não irá oferecer o dinheiro diretamente na mão do cliente. Mas, ele financia a compra de bens (imóvel ou móvel), então é mais comum que ele seja utilizado na obtenção de bens de alto custo.
As regras de aprovação são rígidas, fazendo necessário de uma justificativa para o uso do crédito em contrato.
Em contrapartida, as regras das taxas de juros são menores que as taxas de empréstimo, uma vez que o bem financiado é dado como garantia de pagamento até que a dívida seja paga completamente.
Empréstimo
O empréstimo, diferentemente do financiamento, a instituição financeira dá um crédito em dinheiro e não necessita das justificativas para o uso do dinheiro.
Normalmente, o cliente solicita o empréstimo para fazer uma viagem, dívidas com cheque especial, entre outros.
Para que o empréstimo seja aprovado, ele passará por uma análise de crédito que, dependendo do resultado, não precisará de garantias.
O pagamento do empréstimo se dá através prazos definidos na obtenção do crédito. Os juros são muito altos, e caso ocorra inadimplência o acordo aumenta, já que a instituição é quem irá arcar com o prejuízo.
Estudando a melhor opção
Se seu caso for adquirir um bem de alto custo, como casa ou um carro, é melhor optar pelo financiamento. Já que, uma vez aprovado o crédito, a compra é feita pelo banco com juros baixos.
Entretanto, se seu desejo é pagar uma dívida antiga ou investir o dinheiro em algo com menor custo, o empréstimo é a melhor opção. Já que não necessita de justificativa e tem a aprovação de crédito facilitada.
Lembrando que, é importante analisar os objetivos e as ferramentas dispostas pelas instituições financeiras para fazer esta escolha.
Veja também | Cartão Cidadão Da Caixa Econômica Federal: Como Consultar FGTS, Saldos E Como Solicitar O Seu